domingo, 2 de agosto de 2009

Continuação do primeiro dia: Novela Ford Mix

Enfim, esses detalhes de acabamento eu não liguei de inicio pois foi fácil remover parte da cola que ficou no corvim. Mas em apenas 2 dias dirigindo o carro, curiosamente comecei a ter uma crise de rinite e sinusite. Foi repentino.
Dia 18 ou 19 de Abril fui para Riviera com alguns amigos já meio mal. Lá piorei mais ainda... cheguei a desmaiar (inédito, eu nunca havia desmaiado antes).
Quando voltei para São Paulo fiquei intrigado, pois nunca eu tinha tido uma crise tão forte e repentina de sinusite e renite alergica.
Enfim... pensei em varias coisas menos no carro.
Um tempo depois, cerca de um mês, resolvi fuçar no carro pois eu notei que desde que comprei ele, meu nariz nunca ficava bom, eu tava sempre meio baqueado.
Fui até o carro e descobri alguns pontos de bolor perto do carpete, na parte dianteira no lado do motorista. Enfim, pensei ser algumas coisa relativa ao lugar onde o carro era estacionado anteriormente, sendo um lugar úmido, e que uma simples higienização iria resolver.


Mofo na parte dianteira esquerda do carro, esse lugar é onde se encaixa o conector OBD-II para o scanner ler a ECU do veículo.

Mofo localizado no pé do motorista.

Nessa foto da para ver o mofo no carpete na parte dianteira lado do passageiro, e a placa de plastico que esconde o número de chassi do carro.

Pézinho do banco dianteiro enferrujado.


Alguns dias depois resolvi levar o carro para meu mecânico de confiança dar uma olhada no freio do carro, pois desde que sai da Ford o freio traseiro fazia um barulho incrivel.
Desmontamos as panelas traseiras e já não existia mais sapatas (famosas "lonas"), o carro estava com elas no ferro já! Além disso, a quantidade de pó de ferro que ali se encontrava era absurda.
Eu já havia reclamado desse barulho da Ford Mix e eles falaram que o freio estava normal, mas isso mostra que eles nem chegaram a desmontar, pois se o tivessem feito, teriam ao menos limpado o sistema.
Enfim, antes de trocar as sapatas vimos que além de tudo o cilintro de roda traseiro esquerdo estava ESTOURADO!

Compramos:
Sapatas
Fluido de Freio DOT 4
Cilindro de roda

Tudo instalado, é hora de sangrar!
Fluido no reservatório novo, mas por desconfiança achamos melhor sangrar e trocar o fluido.

"Bomba! Bomba!"
E na garrafinha só saia aquele fluido velho, nojento... fora a quantidade de ar no sistema que tinha.

Tudo em riba, freios montados e sistema sangrado. Mais um excelente trabalho da oficina.
Por curiosidade o mecânico resolveu dar uma olhadinha na númeração de chassi que fica no assoalho do carro, perto do banco do passageiro.
Quando ele abriu a tampinha de plastico quase caiu para trás! A região da númeração estava bem enferrujada! Não chegou a afetar os números e letras, mas a ferrugem estava bem perto.
Ele levantou um pouco o carpete e visualizou o pior:
Todo o feltro que fica abaixo do carpete estava PODRE, sim, PODRE.

Visão dele ao levantar a plaquinha. O_______o

Fiquei indignado. Na hora pensei em devolver o carro, entrar com processo... fazer tudo possivel para garantir meus direitos.
Vicio oculto! Bem que eu poderia.
Mas fiquei naquele dilema, adorei o carro, foi amor a primeira vista.

Frase do dia que ouvi do mecanico dono da oficina e meu amigo: "Existem muitos carros piores que esse, mas também muitos melhores que esse, é só ter paciência e procurar!".

Fui até a concessionária e expliquei o problema. Quando falamos de devolver o carro fomos tratados de forma rude e arrogante.
Falaram que poderiam recomprar o carro.
Paguei exatos R$ 16.400,00 por ele, e algumas semanas depois queriam me dar R$ 13.000,00.
Ou seja, um verdadeiro ROUBO.
Depois que mostrei que a númeração do chassi do carro estava sendo prejudicada pelo vicio oculto e quando o funcionario foi até o carro ver o problema, ele amanssou o tom de voz, provavelmente porque viu que o buraco era mais em baixo, e não um pequeno problema como devia ter imaginado.

Enfim, negociamos deixar o carro numa FUNILARIA TERCEIRIZADA deles para que averiguassem o carro.
Eu não queria deixar o carro lá pois sabia que poderiam dar uma maquiada no carro e falar que o carro não tinha nada demais.
Cheguei lá cedo e acompanhei a desmontagem do interior do carro.
Vou por fotos do carro por dois motivos: cansei de escrever, fotos vão descrever melhor que palavras:

Já sem o carpete por cima. Esse é o feltro preto totalmente tomado por fungos, bolor, mofo, seja lá o que for. E um pacote de OLLA hahaha.


Aquela parte enferrujada não é do chassi/monobloco do carro. No feltro vem grudado uma base metalica como o quarto pedal do carro, o pedal morto, ou ainda, descanso de pé. Ele estava totalmente enferrujado.

Feltro totalmente destruido.

Bom, mas a pergunta na hora era! O que causou tudo isso no carro?
Enchente? Infiltração? Umidade?
O que foi? Quanto tempo ficou com água?
Enfim... isso são perguntas que eu nunca iria encontrar respostas pelo fato do carro ter exatos 9 anos de idade e 126.000 km rodados.
O que seria feito?
Troca de feltro
Testes com VAP para localizar possiveis infiltrações

O que eu exigi?
Além desses dois itens, eu EXIGI uma higienização do carro e que ele fosse limpo por dentro para tirar qualquer residuo de fungos e bacterias que pudessem comprometer meu quadro de sinusite e renite.

Peguei o carro dias depois já com o feltro novo e todo montado direitinho. Eles falaram que testaram o carro por horas com o vap e não acharam NENHUM ponto de infiltração no carro e que não havia a necessidade de ser feita uma higienização, mas que o carro foi completamente LIMPO por dentro.

Sim, estava MUITO melhor para RESPIRAR dentro do carro.

Mas não estava perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário