quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Borra no motor?

Desde que eu comprei o carro, eu nunca tive nenhum comportamento anormal do motor.
No Brasil muito se fala da fama dos motores Volkswagen AP (Alta Performance) e sua alta resistência, durabilidade e coisas do gênero. Realmente, são ótimos motores e bem resistentes, mas também existem opções e não precisamos ser bitolados ao ponto de acreditar que são os ÚNICOS motores parrudos no mercado.
Temos outros N motores, dentre eles o Zetec-RoCam.

Zetec-RoCam? Sim!
Vamos fazer uma breve introdução do ZR para quem não o conhece.

Em 1995 a Ford resolveu introduzir o Ford Fiesta no mercado brasileiro, para isso, trouxe a terceira geração dele (Mk3).
Ele era importado da Espanha, e por isso, recebeu o apelido de Fiesta "Espanhol" (da mesma forma que o Astra "Belga" etc). O dito cujo veio com motor Endura-E 1.3L.



Ford Fiesta Mark 3, o "Espanhol".


Esse Fiesta durou um ano no mercado nacional quando foi lançado a quarta geração (Mk4). Com motores Endura-E 1.0 e 1.3, e também o EXCELENTE Zetec-SE 1.4 16v.


 Ford Fiesta Mark 4

O motor tinha conceitos bem evoluidos para época e era importado, o que encareceu a sua manutenção em solo tupiniquim. Por isso, a Ford Motor Company do Brasil estudou uma forma de ter um motor tão bom quanto e que fosse viavel para a realidade brasileira. Foi então desenvolvido o Zetec-RoCam, que nada mais é que um primo mais novo e mais barato que o Zetec-SE. Esse motor entrou na linha Ford em 1999/2000 na quinta geração do Fiesta (Mark 5).
O RoCam tem apenas um comando de válvulas (SOHC), bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio (enquanto o Zetec-SE é bloco e cabeçote em alumínio, o que não impossibilita a retifica, mas dificulta e encarece), não usa correia sincronizadora, e sim CORRENTE sincronizadora (você troca de carro antes de mexer nela, enquanto com correia você tem que trocar a cada 40.000 ~ 50.000 km).
E o principal, que está até no nome dele: a tecnologia ROCAM.
RoCam nada mais é que a abreviação de Rollerfinger Camshaft, ou comando de válvulas com balancins roletados.

"No caso de comando de válvulas no cabeçote e atuação indireta, usam-se alavancas tipo dedo (finger arm), em que são apoiadas numa extremidade sobre ponto fixo ou compensador hidráulico, sendo a outra extremidade a que movimenta a válvula. A alavanca tipo dedo -- imagine o indicador de sua mão -- recebe o movimento do ressalto aproximadamente no meio, entre o apoio (junto à mão) e a ponta (debaixo da unha). São exemplos os motores GM de 8 válvulas e Honda VTEC.

Até recentemente, o ressalto agia sobre o dedo por deslizamento, havendo aí um ponto de enorme atrito e tensão. Por esse motivo, o desenho do ressalto precisava ser tal para que esse atrito fosse controlado, razoável, mas levando à indesejável situação em que o tempo de abertura máxima da válvula era muito pequeno. Era a rampa suave do ressalto. Mas se houvesse um rolete no dedo o atrito seria praticamente nenhum, tornando possível uma rampa de ressalto bem mais pronunciada. A válvula permaneceria mais tempo aberta, com ganho imediato no enchimento do motor mesmo em rotações baixas.

Esse é o princípio utilizado no novo motor Ford Rocam (roller finger camshaft) e também no Corsa alemão de 1 litro e 3 cilindros. A Ford tem o mérito de ser o primeiro fabricante a adotar a solução aqui, cujos resultados surpreenderam."

Fonte


Ta aí o Zetec-RoCam para quem não conhece.

Bom, voltando ao assunto do post. Como disse nos posts iniciais do Blog, comprei o Fiesta com cerca de 125.000 km e hoje está com 132.900 km.
Por volta dos 130.000 km ocorreu o seguinte problema:
Eu estava dando uma volta por SP quando resolvi parar em um lugar para comprar algo. Desliguei o carro, desci, fui até a loja, comprei, voltei pro carro.... liguei o carro e notei um ruído muito alto, lembrava tucho descarregado. Mas o barulho era tanto que parecia que tinham 50 tuchos descarregados no meu motor haha. Outra coisa, a luz do óleo não apagou, o carro funcionou assim por cerca de 5 segundos. Desliguei e fui conferir o nível do óleo... estava tudo OK.

 Quando liguei o carro novamente nada ocorreu, funcionou perfeito e fui para casa.

Esse problema ocorreu duas vezes só e parou. Resolvi postar no Ford HP e no Oktane para ver o que o pessoal achava, se alguem já havia passado por isso.
Me falaram que podia ser borra! Que ela poderia estar no fundo do cárter e nessas duas vezes ela foi sugada e entupiu o pescador.
Conversei com o meu mecânico e ele disse que poderia ser também um dos tensionadores da correia poly-v que é hidráulico e ele esta perdendo tensão. 
Pelo sim ou pelo não, resolvi descer o cárter.
Que trabalhão! Para tirar o cárter desse motor precisa afastar o câmbio.
Enfim, tiramos o cárter e para minha surpresa, nada de borra.
Então resta o tensionador.


 Carro no elevador na oficina Frisontech em Pirituba.

4 comentários:

  1. Por favor, gostaria de levar meu carro nesta mesma oficina, a frisontech, poderia me passar o endereço ou site ?

    Obrigado !

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  2. A Frisontech se localiza na Av. Mutinga, 326 - Pirituba!

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  3. Olá me caro, bom dia. Tenho fiesta street e muito dos problemas que vc mencionou eu tbm tive/tenho. Percebi que faz mas de um ano que não posta nada. Vendeu o carro? Desistiu dele? Fico muito contente em ver informações tão detalhadas quanto as suas e espero que volte a escrever sobre suas experências com o fiestinha.
    Grato, Marcos.

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