segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Freios, eles também merecem atenção!

Bom, a reforma no carro não se restringe somente ao acabamento interno, externo ou apenas itens de aparência.
A parte mecânica está toda sendo revisada, aos poucos, mas está.
Chegou a hora do freio. Como postei anteriormente, logo que retirei o carro da concessionária eu notei a ineficácia do sistema de freio do carro, foi diagnosticado na oficina que levei:

- Discos de freio = meia vida
- Pastilhas de freio = meia vida
- Tambores = meia vida
- Sapatas = um pouco acima de meia vida
- Cilindro de roda traseiro esquerdo = estourado (foi trocado a MUITO tempo)

Fuçando na internet achei o site da FREMAX, ao entrar nele vi logo na home page "fremax tuning".
O nome me chamou a atenção e resolvi conferir. Se trata de uma linha de discos da fremax que vem de fábrica estriado.
Resolvi arriscar, encomendei os discos.
Muito bom, chegou bem rápido.

 
 


Considerações da Fremax a respeito dos discos dessa linha:

Bullet Máxima performance em condições molhadas – dispensa a presença de água na superfície de atrito;
Bullet Maior resistência ao “fading” – eliminação dos gases entre as pastilhas e o disco;
Bullet Pintura exclusiva;
Bullet Monitoramento do desgaste – os sulcos permitem controlar o desgaste até o atingimento da espessura mínima recomendada;
Bullet Efeito “micro-shave” – mantém o material de atrito da pastilha constantemente renovado.


 Enfim, todo o aparato já foi instalado, já estou rodando com esse conjunto a pelo menos uns 2.000 km. Acho que já é tempo o suficiente para dar um parecer aqui.

As sapatas (Varga) e as pastilhas (Cobreq) são de qualidade indiscutível, quem trabalha no meio automobilistico sabe que são peças de reposição de ótima qualidade. Apesar da linha convencional da Fremax ser muito bem falada, eu nunca usei a série TUNING. Desconhecia qualquer ser vivo que utilizasse também, ou seja, comprei no escuro...
Nos primeiros 250 ~ 300 km andei na maciota para assentar o conjunto. Depois desse período comecei a requisitar brutalmente dos freios para testar. O conjunto do Fiesta GLX, ao contrario dos Fiestas dotados de motorização 1.0L, tem seu conjunto muito bem dimênsionado, o fading demora para vir. Com os tuning senti uma leve melhora em relação ao fading, pode ser psicológico, ou não.
Mas uma coisa me encomodou no começo, esses discos fazem barulho, faz barulho de disco + pastilha velhos, porém esse desconforto sonoro só é perceptivel quando frio. Quando o freio esquenta o som some.
Bom... a capacidade de frenagem permaneceu inalterada, continua frenando tanto quanto um conjunto original.
Um upgrade que se pode fazer, é colocar o conjunto de freio da Ecosport 1.6.

Um comentário:

  1. Olá!
    Eu tenho um fiesta Action, freios iguais aos seus e acho muito ruins!
    Saberia me dizer se as pinças do ecosport encaixam nos cavaletes originais do street + discos ventilados ou tem que adaptar?

    Obrigado Att.Luis

    ResponderExcluir